Notícias

Roteiro das Águas do Jardim
19/3/2014

Em comemoração pelo Dia Mundial da Água – 22 de março, a Comissão da A3P/JBRJ elaborou o "Roteiro das Águas do Jardim”, que acontecerá na véspera, dia 21 de março, percorrendo trechos do arboreto em que será abordada a importância da água para o JBRJ e para a cidade, associando os temas água e sustentabilidade.

O Roteiro foi construído contando com o envolvimento de diversos setores e servidores da instituição, num rico trabalho de parceria. O percurso será orientado por servidoras do Serviço de Educação Ambiental que seguirão em carrinhos elétricos conduzidos pelos guias do Centro de Visitantes percorrendo pontos selecionados onde haverá paradas e breve exposição oral de colegas da Conservação da Área Verde e Pesquisa. Foram selecionados para o roteiro a cascata, o Cactário, o Lago Frei Leandro, a Fonte Wallace, o chafariz das Musas, o Aqueduto da Levada, a área de restauração da mata ciliar do Rio dos Macacos e a Residência de Pacheco Leão, esta última com a proposta piloto de captação de águas pluviais para outros usos.

A fim de ampliar as comemorações, convidamos especialistas do INEA – Instituto Estadual do Ambiente para falarem sobre “As Águas do Rio” e debaterem com o público as principais questões relacionadas aos recursos hídricos do Rio de Janeiro e a importância da participação dos cidadãos nos colegiados existentes.

O “Roteiro das Águas do Jardim” será oferecido às 9h e às 15h, com agendamento prévio no Centro de Visitantes pelos telefones 3874-1214 e 3874-1808 ou no dia, diretamente no Centro de Visitantes. Vagas limitadas!

O debate “Águas do Rio” acontecerá às 11h no auditório da Associação de Amigos do Jardim Botânico (AAJB), na rua Jardim Botânico, 1008, casa 6. A entrada para o debate é gratuita!

 

Cooperação institucional com a UniRio
19/3/2014

unirio

 

TJRJ promove Ciclo de Palestras sobre Mudanças Climáticas
19/2/2014

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Departamento de Promoção da Sustentabilidade (Deape) e da Comissão de Políticas Institucionais para Promoção da Sustentabilidade (Cosus), vai promover um ciclo de palestras com o tema “Protocolo de Quioto: resultados e preparativos para sua substituição – o que esperar do futuro das mudanças climáticas e suas repercussões na gestão pública”. As palestras acontecerão nos meses de março, abril, maio, agosto e setembro.

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pelo site da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), www.emerj.tjrj.jus.br. Os eventos serão realizados no auditório Des. José Navega Cretton, na Av. Erasmo Braga, 115, 7º andar, Lâmina I, no Fórum Central. Mais informações podem ser fornecidas pelos telefones 3133-2336 e 3133-2338.
Os estudantes de Direito que participarem do ciclo de palestras terão horas de estágio computadas pela OAB/RJ.

palestra

 

3º Seminário da A3P/JBRJ acontece em outubro na ENBT
2/10/2013

Estão abertas as inscrições para o 3º Seminário da A3P/JBRJ que acontece no dia 9/10, e reunirá especialistas de diversas áreas para debater sobre "Gestão de Resíduos Sólidos – A Política Nacional de Resíduos Sólidos e seus desdobramentos".

O 3º Seminário da Agenda Ambiental na Administração Pública do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro - A3P/JBRJ é dirigido ao público interno e externo do JBRJ, convidados e parceiros da A3P no Rio de Janeiro, com a proposta de debater questões que norteiam a Agenda Ambiental, oportunizar o conhecimento de práticas e exemplos exitosos e permitir uma rica e produtiva troca de experiências.

O evento acontece no dia 9/10, das 9 h às 17h, na Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT), localizada na rua Pacheco Leão, 2040, no Horto.

Inscrições gratuitas pelo e-mail: seminarioa3p@swoteventos.com.br, informando nome completo, instituição, telefones e-mail.

Vagas limitadas. Havendo disponibilidade, as inscrições poderão ser feitas no dia, no local do evento.

Confira a Programação:

TEMA: Gestão dos resíduos Sólidos – A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e seus desdobramentos

9:00h - RECEPÇÃO

9:20h – ABERTURA

9:30h - 10:30h - Mesa Redonda 1: A Evolução Da PNRS
O cenário atual da PNRS, PLS e CNMA
Ana Carla Almeida - Coordenadora da A3P do MMA

A gestão dos resíduos sólidos no Estado do Rio de Janeiro
Victor Zveibil - Superintendente de Políticas de Saneamento da SEA/RJ

Aspectos Jurídicos – Aplicação e implicações legais
Desembargadora Consuelo Y. MoramizatoYoshida - TFR 3ª Região - SP

Mediador: Claudison Rodrigues de Vasconcelos
Debate: 15 min
Intervalo: 10:45h - 11:00h

11:00h - 11:40h
Mesa Redonda 2: Desafios e Oportunidades da Logística Reversa
Logística reversa e sustentabilidade
Lucia Helena Xavier - Fundação Joaquim Nabuco - PE

Logística reversa: os envolvidos, destinação e desdobramentos
Gabriela Gomes Prol Otero - Coordenadora do Departamento Técnico da ABRELPE – SP
Mediador: Renato Cader

14:00h – 14:40h
Mesa Redonda 3: Desafios Socioambientais Para A Gestão Dos Resíduos Sólidos
Desafios atuais sobre sustentabilidade ambiental
Eunice SchillingTrein - Professora da Universidade Federal Fluminense – UFF

Responsabilidade socioambiental e inclusão social
Tião Santos - ACAMJG e MNCR

Mediador: Maryane Vieira Saisse
Debate: 15 min

Intervalo: 15:00 h – 15:15h

15:15h – 16:15h - Experiências, Casos, Projetos

Beneficiamento de produtos não conformes
Fernando Altino Rodrigues - Instituto de Química da UERJ

Consolidação do Núcleo de Excelência em Reciclagem e Desenvolvimento Sustentável – NERDES
Lys Sirelli e Thiago Santiago Gomes – NERDES/UFRJ

Alguns resultados acadêmicos do intercâmbio Brasil - Alemanha e as dificuldades de melhorar o tratamento, disposição e aproveitamento de resíduos sólidos.
Claudio Mahler - COPPE/UFRJ

ENCERRAMENTO

 

Curso de capacitação para participação na 4ª CNMA
12/6/2013

Já está disponível o curso de educação à distância Capacitação para Participação em Conferências do Meio Ambiente. O objetivo é debater a respeito do conteúdo temático da 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, estimulando a participação da sociedade, bem como descrever o funcionamento da CNMA e de suas etapas preparatórias.

Qualquer cidadão pode participar do curso, que tem carga horária de 10 horas, sem tutoria. O cadastro é feito direto na página do curso. Os conteúdos tratam desde O que é a CNMA?, seu histórico e a temática da 4ª CNMA, com seus quatro eixos temáticos. A estrutura de funcionamento, formas de mobilização, a metodologia e informações sobre os resíduos sólidos são também conteúdos do curso à distância.

Entre e participe:
http://www.conferenciameioambiente.gov.br/curso-de-capacitacao-para-participacao-na-4a-cnma/

Fonte: Rede A3P

 

MMA orienta sobre obras sustentáveis
Quinta, 18 Abril 2013 15:18 Última modificação em Segunda, 22 Abril 2013 14:42

obras sustentáveisProposta é difundir práticas de construções e reformas que gerem economia e durabilidade dentro dos novos conceitos de habitação

TINNA OLIVEIRA

Para quem está pensando em construir ou reformar, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) disponibiliza uma cartilha que traz orientações sobre como fazer moradias sustentáveis que gerem economia e durabilidade. O objetivo é difundir práticas de obras sustentáveis aos consumidores, permitindo a otimização dos recursos financeiros e naturais investidos.

A publicação “Construções e Reformas Particulares Sustentáveis” faz parte da série Cadernos de Consumo Sustentável, do MMA. A BASF, empresa de químicos para construção, colaborou na elaboração deste volume. Essa parceria permitirá a distribuição de 100 mil exemplares em todo o país.

De forma bem didática, a publicação traz um mapa que mostra, em cada cômodo da casa, quais são as opções para execução de uma obra dentro dos conceitos de sustentabilidade. Além disso, o caderno aponta quais são as melhores disposições dos ambientes em uma residência para garantir o grau adequado de insolação e ventilação natural de cada lugar.

A publicação aponta o desafio que a sociedade moderna enfrenta: introduzir na área urbana um novo conceito de habitação e construção, que ofereça mais qualidade de vida aos habitantes das grandes cidades com menor impacto ao meio ambiente. Uma das alternativas para alcançar esse objetivo é praticar o consumo sustentável, usando com mais eficiência os recursos e os materiais necessários para a construção ou reforma e diminuindo, assim, o desperdício.

Também é importante desenvolver projetos que utilizem a iluminação e a ventilação naturais e outras vantagens que o meio ambiente provê. A sustentabilidade está diretamente ligada aos “3 Rs”: reduzir, reutilizar e reciclar. Essas ações podem estar presentes em uma obra sustentável.

MELHOR OPÇÃO

De acordo com dados da cartilha, uma casa ou prédio sustentável gera uma economia de aproximadamente 30% em sua manutenção, gasta menos água e energia elétrica e tem uma vida útil e acessibilidade muito maiores. O uso de material reciclado em lugar de produtos novos também poderá trazer economia.

Outro aspecto positivo é que, atualmente, as moradias sustentáveis estão em alta no mercado imobiliário. Esses imóveis são, em média, de 10% a 30% mais valorizados. Reformas que tornem imóveis antigos mais eficientes também se beneficiam dessa valorização extra.

DICAS SUSTENTÁVEIS

obras sustentáveis

As dicas da publicação para tornar a obra sustentável vão desde o projeto até o descarte dos resíduos sólidos. Durante a elaboração do projeto, por exemplo, se possível preserve as espécies nativas existentes no terreno, pois elas garantem a estabilidade do solo e refrescam o ambiente. Outra dica é optar pela iluminação natural. Além de proporcionar economia de energia, é muito mais agradável do que a iluminação artificial. A cartilha sugere, ainda, utilizar coberturas verdes, dependendo do clima da região em que a casa está localizada. Esse tipo de cobertura proporciona melhoria do conforto térmico e ajuda na retenção de águas pluviais.

Quando for escolher os materiais de construção, a indicação é evitar o uso de materiais prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente. A pintura da casa, por exemplo, pode ser feita com tintas à base de água, pois elas proporcionam isolamento, proteção contra corrosão, resistência à ação da maresia e evitam bactérias, fungos e algas em regiões úmidas. Ao usar madeira, a dica é priorizar o uso da certificada, que garante que o produto foi extraído de forma correta e é proveniente de florestas com manejo adequado.

Segundo o caderno, nas áreas externas, a proposta é valorizar os elementos naturais no tratamento paisagístico e o uso de espécies nativas. Também é indicado utilizar reciclados da construção e pavimentação permeável. Prefira o piso externo intertravado, feito de material prensado e que possui vida útil longa e baixo custo de manutenção.

COMO ECONOMIZAR

Para economizar energia, a sugestão é a utilização de iluminação de longa vida e baixo custo. Outra solução que ajuda a economizar energia elétrica é a instalação de um “dimmer”, dispositivo que regula a intensidade luminosa, e de sensores de presença nos ambientes. Na hora de equipar a residência, é importante ficar atento ao comprar os eletrodomésticos. A dica é verificar a etiqueta PROCEL (Selo Procel Eletrobras de Economia de Energia), que indica o consumo energético dos aparelhos, e optar por aqueles mais eficientes.

Já para economizar água, reaproveite a água da chuva. Construa cisternas para armazenagem e utilize a água para regar jardins, lavagem de pátios, etc. Utilize também dispositivos economizadores de água: torneiras, bacias sanitárias e chuveiros com tecnologias que proporcionam a diminuição do consumo de água.

LIXO NO LUGAR CERTO

A publicação também orienta sobre o descarte correto dos resíduos sólidos, que neste caso, são compostos em sua maioria por sobras das obras. Durante a reforma ou construção, já separe espaços, na residência, para separação adequada de resíduos. Ao contratar a caçamba para entulhos, procure saber se a empresa descarta os resíduos corretamente.

Certifique-se que a obra esteja de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, do MMA, que prevê a destinação correta do lixo, incentivando a reciclagem e a sustentabilidade. A publicação reforça que a estimativa é que mais de 50% dos resíduos sólidos gerados pelo conjunto de atividades da sociedade sejam provenientes da construção.

Confira aqui a cartilha completa


Política Nacional de Resíduos Sólidos em debate na 4ª Conferência
Nacional de Meio Ambiente
23/1/2013

Uma das metas da 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, que será realizada em outubro, pelo Ministério do Meio Ambiente, será a Política Nacional de Resíduos Sólidos que prevê a eliminação dos lixões e a implantação de aterros sanitários nos mais de cinco mil municípios brasileiros, até 2014. Até o momento, mais da metade desses municípios ainda possuem precários depósitos a céu aberto, segundo dados do
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

A Lei 12.305/2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece também a esponsabilidade compartilhada dos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores pelo ciclo de vida dos produtos, conhecida como Logística Reversa. Os municípios que enfrentam dificuldades para destinar e tratar resíduos sólidos são orientados a formar consórcios públicos municipais ou interfederativos para promover a sustentabilidade e a divisão de despesas desses serviços.

Outra medida importante para os municípios é estimular a coleta seletiva, com a inclusão de catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis, além da eliminação dos lixões. A iniciativa permite aumentar o percentual de resíduos sólidos reciclados e a vida útil dos aterros sanitários. As prefeituras também podem contar com a norma técnica da ABNT NBR 15849:2010, para a adoção de soluções adequadas à realidade geográfica de cada município.

Os Estados, municípios e Distrito Federal devem elaborar, ainda, os planos de resíduos sólidos, previstos na Política Nacional de Resíduos Sólidos, para que tenham acesso aos recursos da União, ou por ela
controlado, bem como para que sejam beneficiados por incentivos ou financiamentos de entidades federais de crédito ou de fomento.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) publicou a Lista Brasileira de Resíduos Sólidos na Instrução Normativa nº13. Com isso, será possível identificar,
classificar e descrever um resíduo sólido e sua fonte geradora.

A meta é padronizar a linguagem utilizada na prestação de informações sobre a geração destes produtos, facilitando a gestão e o gerenciamento nos diversos níveis. Com essa iniciativa será possível, ainda, agregar os dados dos planos de gerenciamento das empresas aos planos de gestão dos estados e municípios.

A Lista facilitará, também, o intercâmbio de informações no âmbito da convenção de Basiléia, que dispõe sobre a exportação, importação e movimentação de resíduos sólidos. Com a normatização, o Ibama favorece a implantação do Cadastro Nacional de Operadores de Resíduos Perigosos, que estará disponível aos usuários do Cadastro Técnico Federal ainda este ano.

 

Ministério do Meio Ambiente assina primeiro acordo setorial para embalagens plásticas de óleos lubrificantes 
27/12/2012


Aída Carla de Araújo/MMA

O Ministério do Meio Ambiente e as entidades representativas do setor assinaram nesta quarta-feira (19/12), em Brasília, o primeiro acordo setorial para os sistemas de logística reversa para embalagens plásticas de óleos lubrificantes. A medida insere-se na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei 12.305, de 2 de agosto de 2010. Entre os conceitos introduzidos está a logística reversa, instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo, em outros ciclos produtivos ou outra destinação. 

Durante a solenidade, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou que as novas medidas para controlar o descarte de resíduos sólidos, especialmente aqueles de alta periculosidade, vão ajudar a combater a exclusão social, melhorando a qualidade de vida da população. “Não estamos falando só da indústria, essa questão envolve o comércio varejista, o consumidor e a mudança de comportamento do governo” salientou. “Será um aprendizado para todo mundo".

HISTÓRICO 
As negociações sobre a logística reversa para embalagens plásticas de óleos lubrificantes foram conduzidas por grupos de trabalho, nos últimos dois anos, composto por técnicos dos ministérios do Meio Ambiente, Saúde, Agricultura e Pecuária, Indústria e Comércio e Fazenda e do setor privado, supervisionados pelo Comitê Orientador para implantação da Logística Reversa (CORI).

Outras propostas de acordos setoriais para implantação do sistema de logística reversa aguardam aprovação do Comitê, entre elas a de lâmpadas fluorescentes, descarte de medicamentos e de resíduos eletroeletrônicos. No início de janeiro, encerra-se o prazo para o envio de propostas para o sistema de logística reversa de embalagens em geral.

 

Novas lixeiras no Arboreto
11/9/2012

As novas lixeiras confeccionadas para atender à coleta seletiva estão sendo instaladas no arboreto do Jardim Botânico. As lixeiras têm cestos para acondicionamento dos resíduos recicláveis e não recicláveis, seguindo o modelo de coleta adotado em todo o JBRJ.

A pesquisa levada a cabo pela A3P/JBRJ e seleção até a opção pelo modelo de lixeiras adotado seguiu critérios de sustentabilidade, harmonia e beleza, compatíveis com a imponência e relevância do Jardim Botânico.

As lixeiras foram desenvolvidas para utilização em áreas verdes, onde sua coloração se integra ao ambiente. O sistema de construção que utiliza a técnica de ripas trançadas sugere a lembrança dos cestos usados por tribos indígenas, conferindo ainda resistência e originalidade.

O conjunto é composto de madeira cumaru impermeabilizada, propícia à ambientes externos, e as partes metálicas são de alumínio com pintura eletrostática, o que confere uma grande resistência à oxidação.

Seu formato cilíndrico evita a retenção de resíduos, e sua tampa protege contra a chuva, impede a visão do compartimento interno e dificulta o acesso de animais.

Ao todo serão instalados 60 conjuntos de lixeiras duplas, totalizando 120 cestos coletores. Os primeiros 29 conjuntos já estão instalados e o restante será disposto até o final de setembro.

Novas lixeiras no arboreto

 

“Iniciativas de Economia Verde no Brasil” já está disponível no site do MMA
11/7/2012

Como um dos resultados concretos da Rio+20, encontra-se à disposição para leitura e download, no site do MMA, o documento Iniciativas de Economia Verde no Brasil: experiências das unidades federativas em promover uma economia verde inclusiva.

O texto foi apresentado na Rio+20 em 22 de junho e lista quase 120 projetos que apontam para a Economia Verde Inclusiva, em todos os biomas, e descreve cerca de 50 programas em andamento, com contatos e fontes de pesquisa, além de uma sessão com lições aprendidas e recomendações para replicar.

O trabalho é fruto de uma parceria entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio da Assessoria Extraordinária para a Rio+20 (ASRIO) e do Departamento de Coordenação do Sisnama (DSIS).

O documento foi produzido no 1º semestre de 2012 durante o evento “Diálogos Federativos Rumo à Rio+20”, articulando diversas áreas do MMA, a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI), o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), os ministérios das Cidades e de Desenvolvimento Social e as secretarias de Fazenda, Planejamento, Desenvolvimento Social e Meio Ambiente de todos os estados e do Distrito Federal.

Participaram também entidades municipalistas, como a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), e aquelas que congregam setores dos estados, como a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) e o Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan), além de representantes do Banco do Brasil, Banco Central,
Banco do Nordeste do Brasil (BNB), BNDES e da Caixa Econômica Federal.

Esta ação inédita, que reuniu diversos atores durante o evento “Diálogos Federativos Rumo à Rio+20”, realizado durante dois dias na Escola de Administração Fazendária (ESAF), em Brasília, garantiu o aspecto transversal do trabalho, essencial para a Economia Verde Inclusiva. O resultado está agora disponível para todos os agentes comprometidos com a agenda do Desenvolvimento Sustentável pós Rio+20.

Fonte: Rede A3P/MMA

 

Presidenta Dilma lança Decreto da Sustentabilidade na Administração Pública
25/6/2012

Fonte: Luciene de Assis - ASCOM/MMA

Na manhã desta terça-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o governo federal lançou um conjunto de medidas voltadas ao incremento da preservação do meio ambiente. O anúncio ocorreu no salão nobre do Palácio do Planalto, em cerimônia conduzida pela presidenta Dilma Rousseff, reafirmando os compromissos do Brasil com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, a oito dias do início da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20(), evento que terá a participação de 192 países.

"Estamos sinalizando a importância que tem o meio ambiente para o Governo Federal", declarou a presidenta Dilma Rousseff, ao anunciar a assinatura do Decreto 7.746, de 05 de junho de 2012 (em anexo), que regulamenta o artigo 3º da Lei nº 8.666, de 1993, e estabelece critérios, práticas e diretrizes para a promoção do desenvolvimento nacional sustentável nas contratações realizadas pela administração pública federal. A iniciativa representa a busca pela eficiência da aquisição na esfera governamental, a partir da adoção de novos comportamentos por parte do setor produtivo e de toda a sua cadeia de valor.

A ministra do Meio Ambente, Izabella Teixeira, lembrou que as compras governamentais representam, hoje, um grande impulso para a economia, pois somam cerca de 16% do Produto Interno Bruto (PIB) e têm o poder de transformar mercados e realidades. Basta dizer que, somente em 2010, o governo federal contratou quase R$ 70 bilhões. "O governo brasileiro vai privilegiar dando vantagens comparativas sim, buscando vantagem comparativa em preços, estimulando as cadeias produtivas para baratear isso", salientou.

O decreto também cria a Comissão Interministerial de Sustentabilidade na Administração Pública (CISAP), que colocará em prática as mudanças previstas no instrumento legal. Para Izabella Teixeira, o sistema está em teste há dois anos, tempo suficiente para as secretarias de Planejamento e Orçamento dos ministérios se qualificarem. "Há todo um processo de qualificação, de capacitação, de definição de procedimentos para que a gente possa buscar, nos nossos editais, induzir a esse novo patamar", explicou.

 

Exibição e debate sobre o filme “Lixo extraordinário”
29/5/2012

A Comissão da A3P do Jardim Botânico do Rio de Janeiro – A3P/JBRJ promoverá Exibição com Debate do filme “Lixo Extraordinário”, que retrata o trabalho do artista plástico Vik Muniz no aterro sanitário de Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro.

O objetivo é discutir questões retratadas no filme, sobretudo os aspectos sociais, políticos e econômicos envolvidos e que levam a reflexões sobre os padrões de produção e consumo sustentável e cidades sustentáveis.

Participarão do debate Custódio da Silva Chaves, catador e membro do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis – MNCR e Jorge Pinheiro, sociólogo, coordenador do programa Recicla Rio da Secretaria de Estado do Ambiente – SEA.

A iniciativa integra os eventos comemorativos da Semana Nacional do Meio Ambiente promovidos pelo Jardim Botânico e acontecerá no Dia Mundial do Meio Ambiente. Um ônibus do Jardim Botânico estará à disposição para levar os interessados até a ENBT, com saídas às 8h30 e 9h do portão 1008 da Rua Jardim Botânico, com uma parada na Rua Pacheco Leão, 915. Ao final do evento, o ônibus trará os interessados de volta aos pontos de saída.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail a3p@jbrj.gov.br. Vagas limitadas.

Data: 5 de junho de 2012
Horário: 9h
Local: Escola Nacional de Botânica Tropical – ENBT
Rua Pacheco Leão, nº 2040 – Solar da Imperatriz

Lixo extraordinário


Capacitação em compras compartilhadas sustentáveis
22/5/2012

A Comissão da A3P do Jardim Botânico do Rio de Janeiro – JBRJ realizará uma Capacitação em Compras Compartilhadas Sustentáveis, dirigida às equipes de compras dos órgãos parceiros da A3P.

O objetivo é acumular conhecimento e trocar experiências, para que a cada ano um órgão possa gerenciar a compra compartilhada, ampliando e diversificando esta prática para toda a Administração Pública.

O Jardim Botânico protagonizou a primeira iniciativa de compras compartilhadas sustentáveis focada em ítens de material de expediente, premiada com o 4º lugar no 16º Concurso de Inovação na Gestão Pública Federal, promovido pela ENAP.

A segunda experiência está sendo conduzida pela FIOCRUZ que dividirá com a equipe do Jardim Botânico esta capacitação.

A atividade acontecerá no dia 4 de junho de 2012, das 14h às 17h, no Auditório da Diretoria de Gestão do JBRJ, localizado na Rua Major Rubens Vaz, nº 122 – Gávea

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas pelo e-mail a3p@jbrj.gov.br, fornecendo os seguintes dados: nome completo, instituição, e-mail e telefone. As vagas são limitadas.

Programação:
14h – Apresentação da primeira Compra Compartilhada Sustentável / JBRJ: objetivos e resultados alcançados
Suindara Rodrigues Ney – Diretora de Gestão do JBRJ

15h - Como fazer Compras Compartilhadas Sustentáveis – a experiência pioneira do Jardim Botânico: processo e dificuldades encontradas
Paulo Sergio Ornelas – JBRJ

16h – A segunda experiência em Compras Compartilhadas Sustentáveis – o processo em curso
Jorge Pessanha – FIOCRUZ

JBRJ é premiado em concurso nacional
30/3/2012

O projeto de Compras Compartilhadas Sustentáveis obteve o 4º lugar no 16º Concurso de Inovação na Gestão Pública. O resultado foi divulgado na cerimônia de entrega dos prêmios, dia 27 de março, no auditório da Enap, em Brasília.

A premiação foi presidida pela ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Miriam Belchior. Segundo a ministra "O concurso traz uma importante contribuição para o enfrentamento dos desafios da inovação no serviço público, ao identificar exemplos e modelos para a modernização da gestão que resultam em melhores serviços para os cidadãos e mais efetividade nas políticas públicas"

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro obteve a 4º colocação pelo desenvolvimento de um modelo de compra sustentável de 48 itens de material de expediente, compartilhado com dez órgãos da administração federal. O projeto permitiu uma redução de 50% no custo das aquisições em comparação ao sistema tradicional. A diretora de Gestão do JBRJ, Suindara Rodrigues Ney, representou a instituição na cerimônia.

Cinco área temáticas prioritárias foram selecionadas para esta edição do prêmio: atendimento ao cidadão; melhoria dos processos de trabalho; arranjos institucionais para coordenação e implementação de políticas públicas; gestão da informação e avaliação e monitoramento de políticas públicas. "É um incentivo para outras ações da gestão pública, além de ser um importante banco de experiências para os demais entes da federação", disse Miriam Belchior.

A ministra salientou ainda que as iniciativas premiadas são originadas "a partir de estratégias das instituições e inovações empreendidas e identificadas pelas próprias equipes de servidores". O projeto "e-Processo", da Receita Federal, ficou com o 1º prêmio, seguido pelo “Portal do Software Público”, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP). Em terceiro lugar ficou o projeto “Spade-PRO – Sistema de Prospecção e Análise de Desvios em Exames (provas objetivas)", do Departamento de Polícia Federal, e, em quinto, o “Sistema de Registro Eletrônico de Ponto”, do Ministério do Trabalho e Emprego.

A equipe envolvida nesta primeira iniciativa de Compra Compartilhada Sustentável para material de expediente foi:
-Renato Cader da Silva - responsável
-Karina Dias da Costa Plaisant
-Luis Felipe Bianchi Abtibol
-Marcia dos Santos Lima
-Marcia Salgueiro Maria Teixeira Wenzel
-Paulo Sérgio Rocha de Ornelas
-Suindara Rodrigues Ney

Veja mais sobre a premiação no sítio eletrônico da Enap.

 

Arquivo de notícias

Ano 2011:

Ano 2010:

Ano 2009 e anteriores:

 

Agenda Ambiental na Administração Pública