Consultas úteis

Manuais

Manual de Armazenamento de Lâmpadas, da Apliquim Brasil Recicle
Resíduos Sólidos: Manual de Boas Práticas no Planejamento - ABRELPE
Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2012 - Edição Especial 10 anos. ABRELPE-Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais
Construções e reformas particulares sustentáveis
Manual para coleta seletiva do JBRJ
Compras Sustentáveis: A força do consumo público e empresarial para uma economia verde e inclusiva"
Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2011 - Revista da ABRELPE (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais)
Iniciativas de Economia Verde no Brasil
Código Legislativo da Eficiência Energética nos Prédios Públicos Federais
Guia de Compras Públicas Sustentáveis -
Uso do poder de compra do governo para a promoção do desenvolvimento sustentável - FGV
Manual de Contratos Público Ecológicos -
Publicação da Comissão Européia / Serviço das Publicações Oficiais das Comunidades Européias
Norma Americana para Licitações Sustentáveis
Manual de Prestação de Serviços de Limpeza
www.catalogosustentavel.com.br -
Catálogo Sustentável
Manual de Boas Práticas do Senado Verde

Manual de Obras Públicas Sustentáveis
Madeira- Uso Sustentável na Construção Civil
Sustentabilidade aqui e agora
Licitações e Contratações Públicas Sustentáveis

Artigos

Sustentabilidade em Edificações Públicas: Entraves e Perspectivas - Este artigo é produto da pesquisa intitulada "Projetos Sustentáveis: Aplicação da Legislação Ambiental e Sustentável na Elaboração de Projetos,Execução e Reforma de Edificações Públicas", desenvolvida no Programa de Pós-Graduação do Centro de Formação da Câmara dos Deputados, em 2006.
O Município e a Contratação Sustentável - por Marcos Correia Gomes
Advogado e Professor Universitário, Mestre em Direito da Cidade (UERJ)
Compras Públicas Sustentáveis - por Marcos Correia Gomes
Advogado e Professor Universitário, Mestre em Direito da Cidade (UERJ) (Publicado na Revista Eco21 - Edição 116 - http://www.eco21.com.br/textos/textos.asp?ID=1379)
Sustentabilidade Ambiental - Avaliação do Ciclo de Vida dos Produtos - por Eloy Fenker
A reciclagem e a crise econômica mundial -  Beatriz Luz, engenheira Química pela Universidade Federal do Rio e mestre em Engenharia Ambiental pela Faculdade de Surrey, na Grã-Bretanha, trabalha como consultora ambiental na Inglaterra na área de uso eficiente de recursosDiárioNet.

Sites

ÁGUA
www.ana.gov.br - Agência Nacional de Águas - ANA. Disponibiliza cartilha sobre conservação e reuso da égua em edificações, entre muitas outras informações sobre gestão dos recursos hídricos.
www.sabesp.com.br - Companhia de Saneamento Básico de São Paulo - SABESP. Disponibiliza Glossário sobre recursos hídricos, oferece cursos gratuitos de como evitar e solucionar vazamentos. Dispõe de imagens e fornecedores de torneiras eficientes/econômicos.Disponibiliza fonte de pesquisa: biblioteca, videoteca e materiais, que podem ser solicitados. Dá muitas dicas de como economizar água.
www.abcmac.org.br - Associação Brasileira de Captação e Manejo de Água de Chuva - ABCMAC.
www.abes-dn.org.br - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária.

ENERGIA
http://www.cepel.br - Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL).Constitui-se num centro de excelência do setor elétrico brasileiro. O site disponibiliza projetos de pesquisa e desenvolvimento para o setor elétrico e notícias do setor
http://www.procel.gov.br - Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), Eletrobrás. Tem por objetivo promover a racionalização da produção e do consumo de energia elétrica, eliminando os desperdícios e reduzindo os custos e os investimentos setoriais. Apresenta o Programa, suas áreas de atuação - com destaque para o Selo Procel de Economia de Energia - e parcerias e indica as referências legais existentes sobre o assunto.

COLETA E RECICLAGEM
www.ecycle.com.br - informações sobre coleta e reciclagem de resíduos
www.cempre.org.br - Compromisso Empresarial para a Reciclagem - CEMPRE. Fornece informações sobre coleta seletiva, materiais recicláveis, reciclagem, empresas recicladoras.Respondem à questões e disponibilizam seu acervo de manuais e vídeos.Dispõe de informações sobre as empresas que compram os produtos recicláveis e a cotação de preços. Destacamos as publicações: Lixo Municipal: Manual de Gestão de resíduos sólidos; Guia da Cooperativa de Catadores.
www.lixo.com.br - Informações sobre reciclagem e catadores em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre
www.idec.org.br - Instituto de Defesa do Consumidor - IDEC
www.akatu.org.br - Instituto Akatu pelo consumo consciente.
www.portaldoconsumidor.gov.br
www.apliquim.com.br - Informações sobre coleta e destinação final para reciclagem de lâmpadas fluorescentes.
www.plastivida.org.br - Instituto Sócio-ambiental dos plásticos. Disponibiliza informações sobre reciclagem de plásticos.
www.abividro.org.br - Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro - ABIVIDRO. Disponibiliza informações sobre reciclagem de vidro.
www.abepet.com.br - Associação Brasileira da Indústria do PET - ABIPET.
www.abirp.org.br - Associação Brasileira das Indústrias Recicladoras de Papel - ABIRP. Informações sobre o processo de reciclagem do papel.
www.abre.org.br - Associação Brasileira de Embalagem - ABRE. Disponibiliza dados sobre reciclagem no Brasil e a Simbologia Brasileira de Identificação de Materiais entre outros.
www.abpo.org.br - Associação Brasileira de Papelão Ondulado - ABPO. Disponibiliza Cartilha e Glossário sobre papelão ondualdo.

COMPUTADORES VERDES
http://www.governoeletronico.gov.br/sisp-conteudo/especificacoes-tic - Especificações para a aquisição de computadores verdes pelo governo federal.

 

 

 

 

 

Agenda Ambiental na Administração Pública