Conheça quem faz

ANA doa itens inservíveis para ONG de recondicionamento de eletrônicos

A Agência Nacional de Águas (ANA) em parceria com a Agenda Ambiental (A3P) realizou a doação de mais de 350 itens eletrônicos de informática subutilizados pela ANA. Entre eles foram doados computadores, monitores, impressoras, scanneres e nobreaks para a ONG Programando o Futuro. Essa ação reforça os importantes esforços que têm sido feitos em prol da responsabilidade social, da gestão dos resíduos sólidos e da preservação do meio ambiente.

Os materiais eletrônicos doados são considerados inservíveis para a ANA, mas são importantes para a ONG, onde são criados espaços de inclusão digital com objetivo de capacitar jovens de comunidades carentes oferecendo cursos de formação. Além disso, os jovens aprendem a recondicionar, reciclar e reutilizar esses eletrônicos.

Com a doação, a ANA minimiza o impacto ambiental, descarta corretamente os resíduos e promove responsabilidade social. Para conhecer um pouco mais sobre o tema acesse o site da Programando o Futuro: http://www.programandoofuturo.org.br.

Fonte: Rede A3P

 

Mais de 80% dos tribunais têm comissões socioambientais

Balanço do Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça (DPJ/CNJ) mostra que, de 2008 a 2012, foi ampliado significativamente o cumprimento, pelos tribunais brasileiros, das normas editadas pelo Conselho com o objetivo de preservar o meio ambiente. Nesse intervalo de tempo, aumentou de 68% para 87% o percentual de tribunais que instituíram comissões ambientais ou socioambientais, em cumprimento à Recomendação 11/2007.

As comissões ambientais ou socioambientais, de acordo com a Recomendação, têm a atribuição de planejar, formular e acompanhar o desenvolvimento de políticas voltadas à formação e recuperação de um ambiente ecologicamente equilibrado. Além disso, a norma busca conscientizar os servidores e jurisdicionados sobre a necessidade da efetiva proteção do meio ambiente. Segundo o balanço do DPJ/CNJ, como resultado dessas políticas, 86% dos tribunais reduziram o consumo de energia, 76% diminuíram o consumo de água, e 69% deles realizam o descarte adequado de resíduos e sua coleta seletiva.

Outros dados do levantamento mostram que 93% dos tribunais adquiriram impressoras que imprimem, automaticamente, frente e verso. Por sua vez, a utilização de papel reciclado e não clorado nos impressos do Judiciário hoje é adotada por 66% dos tribunais, ao passo que metade deles utiliza energia e combustíveis de forma sustentável.

Ainda conforme o balanço, 94% dos tribunais cumprem a Recomendação 27/2009, que trata da adoção de iniciativas em favor da acessibilidade. Ela prevê a remoção de barreiras físicas, arquitetônicas, de comunicação de modo a promover o irrestrito acesso de pessoas com deficiência às dependências dos tribunais. A norma foi editada partindo do princípio de que a responsabilidade social promove o acesso à Justiça de uma parcela considerável da população brasileira que é portadora de algum tipo de deficiência.

O documento também traz os resultados da aplicação da Resolução 114/2010, que dá aos tribunais o compromisso de preservar o meio ambiente na realização de reformas ou construções de imóveis. A norma é cumprida por 90% dos tribunais, sendo que 58% o fazem de forma parcial. Com a adoção dessas medidas, além da questão ambiental, houve uma economia média de R$ 641,18 mil por tribunal.

As normas ambientais do CNJ tiveram o reforço de outra iniciativa do órgão voltada à preservação das riquezas naturais: a Meta Prioritária 6 de 2010. Ela deu aos tribunais o compromisso de, em 2010, reduzir, em pelo menos 2%, na comparação com 2009, o consumo per capita de energia, telefone, papel, água e combustível. Essas medidas tiveram repercussão não só no meio ambiente, mas também nos cofres públicos: houve uma economia média de R$ 774 mil por tribunal.

O DPJ/CNJ, para aferir o cumprimento das normas ambientais, enviou questionário aos 90 tribunais da Justiça Estadual, Eleitoral, do Trabalho, Federal, Militar e de instâncias superiores. A pesquisa, realizada no período de 4 a 11 de junho de 2012, foi respondida por 78 tribunais, o correspondente a 86,6% do total.

O balanço foi divulgado durante a Conferência Rio + 20 pelo conselheiro José Guilherme Vasi Werner. O evento internacional contou com um estande do CNJ. Na ocasião, o presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ayres Britto, presente ao evento, afirmou: "Sustentabilidade é esse conjunto de providências que implicam prevenção, restauração e acautelamento. A Constituição cuida dessa matéria com todas as letras no Art. 225. Então é uma categoria jurídica constitucional, por isso é que o Poder Judiciário mais e mais se volta para temas que tem o meio ambiente como causa de fricção".

Fonte: Programa Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P/Departamento de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental - DCRS/Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental - SAIC/Ministério do Meio Ambiente - MMA

http://www.cnj.jus.br/noticias/cnj/20219-mais-de-80-dos-tribunais-tem-comissoes-socioambientais

 

Prefeitura de Guarulhos/SP lança plano de resíduos sólidos

Ambiente Brasil de 2/8/2011

Por clipping

A prefeitura de Guarulhos (SP), engajada nas novas diretrizes do Governo Federal que prevê a extinção dos lixões a céu aberto até 2014, lança nesta terça-feira (2), o Plano de Resíduos Sólidos. Elaborado com a participação de diversos segmentos sociais da cidade, o Plano prevê a redução da geração e da coleta seletiva de resíduos secos e úmidos, a recepção de pequenos volumes de resíduos da construção e da demolição, pontos de entrega voluntária, além da geração de emprego e renda, por meio da inclusão social de catadores de materiais recicláveis.

O evento coincide com o aniversário de um ano da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) que é responsável pela mudança do modelo de gerenciamento existente e cria novos conceitos para a diferenciação entre resíduos (que pode ser reciclado ou reaproveitado) e rejeitos (que não pode ser reaproveitado ou reciclado), a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e a logística reversa, que impõe novas obrigações e formas de cooperação entre o poder público e o setor privado.

Segundo o IBGE, o municípios de Guarulhos, localizado na Região Metropolitana de São Paulo, possui 1,3 milhão de habitantes e é a 12ª maior cidade do Brasil. As outras cidades maiores são capitais de Estados. A Lei de Saneamento Básico determina que todo o município deverá ter seu Plano Municipal de Saneamento composto pelos componentes de Abastecimento de Água, Esgotamento Sanitário, Drenagem Urbana e Manejo das Água Pluviais e de Limpeza Urbana e Manejo dos Resíduos Sólidos Urbanos.

O processo participativo contou com a colaboração de toda a população. O modelo de gestão que está sendo elaborado segue os seguintes princípios: compromisso com a limpeza da cidade; respeito e atendimento eficiente aos moradores; compromisso com a reutilização e a reciclagem; valorização dos resíduos secos e orgânicos; reutilização dos resíduos da construção civil; compromisso com a legislação do setor; aumento da vida útil do aterro sanitário; e o compromisso com a geração de trabalho e renda.
Para a administração pública de Guarulhos, que conta com 24 mil servidores, o poder público deve dar o exemplo. Para isso, já está em curso a implantação da Agenda Ambiental na Administração Pública A3P, com a aquisição de canecos permanentes e garrafas plásticas para substituição de copos descartáveis para todos os servidores, além de cestos de coleta seletiva em todos os prédios públicos. Estão em elaboração planos para a implantação das atividades de redução do consumo de papel, de água, de energia, entre outros.

Além do prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida, deverão participar da solenidade a secretária de Serviços Públicos, engenheira Maria Helena Ribeiro, que apresentará o Plano de Resíduos Sólidos de Guarulhos; o prefeito do Município de Arujá e presidente da Condemat, Abel Larini; o secretário da SRHU do Ministério do Meio Ambiente, Nabil Bonduki e o representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Roberto Laureano. (Fonte: MMA)

 

Almoxarifado Sustentável
25/3/2011

Na terça-feira, 15/3, o encarte Razão Social, de O Globo, publicou na página 7 a matéria "Licitações mais verdes no governo" - sobre o Almoxarifado Sustentável, iniciativa do JBRJ com outros órgãos públicos. A repórter Camila Nobrega entrevistou o diretor de Gestão, Renato Cader, e a coordenadora de Planejamento e Orçamento, Suindara Rodrigues.

Leia o PDF escaneado da matéria sobre o Almoxarifado Sustentável

 

Município de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, adere à A3P
1/7/2010

São Gonçalo, município do estado do Rio de Janeiro, aderiu formalmente à agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). O termo foi assinado nesta quarta-feira (30), às 15h, no Centro de Integração da Petrobras, no próprio município.

A A3P é um programa que visa implementar a gestão socioambiental sustentável das atividades administrativas. Seus princípios são a inserção dos critérios ambientais, que vão desde uma mudança nos investimentos, compras e contratação de serviços pelo governo até uma gestão adequada dos resíduos gerados e dos recursos naturais utilizados. O principal objetivo é a melhoria na qualidade de vida no ambiente de trabalho. Até agora, no estado do Rio de Janeiro, outros municípios já formalizaram sua adesão: Paty de Alferes, Cachoeiras de Macacu, e Mesquita.

São Gonçalo, localizado na região metropolitana da capital do estado, é um dos municípios beneficiados pelas obras do Comperj, complexo do Patrobrás para refino de derivados do petróleo.

A cidade receberá o Centro de Integração, Centro de Inteligência e também a Central de Escoamento, gerando milhares de empregos, qualificando profissionais e contribuindo ainda mais com o crescimento da economia local.

Segundo Karla Matos, diretora de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental do MMA "a formalização desse termo de adesão, mostra um compromisso da prefeitura com uma cultura de desenvolvimento sustentável e de participação cidadã".

A cerimônia será realizada hoje, dia 30, no Centro de Integração da Petrobras (Avenida Presidente Kennedy, bairro Estrela do Norte). Presentes ao evento estarão a prefeita municipal, Aparecida Panisset, o coordenador da CNMA/MMA, Geraldo Vitor de Abreu, representando o Ministério do Meio Ambiente, e demais autoridades municipais, além da sociedade civil.

 

STJ adere à Agenda Ambiental da Administração Pública, do MMA
31/05/2010

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) aderiu à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), do Ministério do Meio Ambiente, nesta segunda-feira (31/5), em Brasília. O termo de adesão foi assinado pelos ministros do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e do STJ, Herman Benjamin, e pelo diretor-geral do tribunal, Athayde Fontoura Filho, durante a abertura dos eventos em comemoração à Semana do Meio Ambiente na corte

O acordo visa integrar os esforços entre os órgãos para desenvolver projetos socioambientais no cotidiano e na qualidade de vida do ambiente de trabalho do tribunal. Para a ministra Izabella, a adesão à A3P representa um processo de mudança de comportamento. "São as práticas do dia a dia que levam a sustentabilidade ao Planeta", ressaltou Izabella, lembrando que ações simples como separar o lixo seco, como papel e plástico, do lixo orgânico já fazem muita diferença para o meio ambiente.
A ministra afirmou que a participação dos servidores na agenda ambiental é uma oportunidade ímpar de transformação do pensamento coletivo. Para ela, quando os servidores participam da agenda "revelam um novo comportamento também dentro de casa".

Como exemplo das ações da A3P implementadas no MMA, Izabella destacou a redução de 75% no consumo de água a partir do reaproveitamento da água das chuvas, além da troca do sistemas de ar-condicionado, reduzindo o consumo de energia, e o aumento no número de papel reciclado. Este material é encaminhado à cooperativa de catadores.

Ao final do evento, a ministra conheceu o centro de digitalização de processos do STJ. "Mais do que poupar papel, é dotar de racionalidade e sustentabilidade a administração pública federal, como também fazer a inclusão social", ressaltou ao saber que o centro emprega pessoas com deficiências na fala e na audição. "Estamos falando de inclusão social, mudança de comportamento e de saber conviver com as diferenças, apostando na atitude individual que leva ao resultado coletivo, garantindo a sustentabilidade do Planeta", disse.

De acordo com o ministro Benjamin, a sustentabilidade no STJ vai começar pelos ministros, para alcançar os funcionários e outros tribunais. "É preciso redesenhar o uso dos recursos naturais. É preciso mudar a percepção do não sustentável para o sustentável", avaliou. Segundo o ministro, ele já começou a mudar o comportamento. No gabinete dele, as impressoras são abastecidas com papel reciclado e não são usadas garrafas de plástico para água.

A coordenadora do programa STJ Socioambiental, Ketlin Feitosa, acredita que o tribunal vai avançar muito com a parceria com o MMA. Dentre os compromissos do tribunal com a A3P estão a eficiência energética, o reaproveitamento da água e as licitações sustentáveis.

A3P - Criada pelo Ministério do Meio Ambiente, a A3P pretende estimular e orientar a inclusão da gestão ambiental nas atividades administrativas do Estado. O objetivo é alcançar a sustentabilidade socioambiental com adoção de medidas conscientes pela Administração Pública. A intenção é reduzir significativamente os impactos ambientais de suas ações, projetos, programas, contribuindo para a mudança dos atuais padrões de consumo e produção do País.

 

Caminhada e passeio ciclístico chamam a atenção para ano da biodiversidade

01/06/2010
Luiz Motta

O Ministério do Meio Ambiente e a ONG Rodas da Paz convidam todos para participar do 8º Passeio Ciclístico e da 1ª Caminhada por Um Brasil Sustentável. Evento será no domingo, 6 de junho (domingo), às 8h, na Esplanada dos Ministérios. Devem participar cerca de seis mil pessoas de todas as idades
Os eventos fazem parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente. A ideia é chamar a atenção para a questão da biodiversidade e da necessidade de se construir um País sustentável.

Oportunidade - Por biodiversidade entende-se a variedade da vida no planeta. Sabendo preservá-la, garantiremos a saúde do planeta agora e para as gerações futuras. No Brasil, o termo tem significado único: aqui vivem cerca de 20% de todas as espécies do planeta.

E muitas dessas espécies têm valor econômico. Exemplo disso é a Castanha do Brasil, que movimenta cerca de R$ 40 milhões/ano, segundo dados da Embrapa, distribuindo renda para cerca de 500 mil famílias de coletores.

E não é só a exploração comercial que dá dinheiro. As florestas brasileiras ajudam a equilibrar o clima da Terra. E isso vale ouro, em tempos de aquecimento global. Para se ter uma idéia, a Noruega doou ao Brasil, em 2008, US$ 1 bilhão para que cuidássemos melhor da Amazônia.

Dinheiro que deve contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região, mantendo a floresta viva, os rios limpos, além de gerar renda para quem mora lá.

Ano Internacional da Biodiversidade - Para chamar a atenção para a conservação da biodiversidade do planeta a Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu 2010 para promover eventos relacionados ao tema. E o Brasil, País megadiverso, não pode ficar atrás.

Por isso, a biodiversidade será o tema das comemorações da Semana do Meio Ambiente. O Ministério do Meio Ambiente e suas afiliadas estão organizando uma extensa agenda de eventos em todo o Brasil.

8° Passeio Ciclístico por um Brasil Sustentável - O passeio mobiliza simpatizantes da bicicleta de todos os tipos. Gente que acredita na convivência pacífica entre ciclistas, motoristas e pedestres, agregando esforços de todos para uma sociedade com a convivência pautada na cidadania, no transporte sustentável e não poluente.

1ª Caminhada - Evento mobilizará todo mundo que acredita que o cuidado para com o meio ambiente é uma responsabilidade (e oportunidade) de todos os segmentos da sociedade, do setor produtivo e do poder público.

O 8° Passeio Ciclístico e a 1ª Caminhada por Um Brasil Sustentável têm o objetivo de conscientizar os participantes para a utilização dos recursos naturais de modo consciente e ético, destacando a importância do uso sustentável do meio ambiente.

A organização do evento conta com uma média de 500 participantes para a Caminhada e para o Passeio Ciclístico são esperados 5.500 ciclistas. Para dar suporte ao evento, estará à disposição uma estrutura com posto médico, bombeiros/Samu, além de postos de hidratação e banheiros químicos.

O evento será realizado no dia 06 de junho, domingo, saindo da Rua das Bandeiras, em frente ao Congresso Nacional. No local será montado um palco e uma estrutura de apoio para a abertura e encerramento do evento. A organização do Passeio Ciclístico ficará à cargo da ONG Rodas da Paz e a Caminhada pelo MMA, Vinculadas, Adasa e CNPq.

 

9 / 11 / 2009 - Ambiente Brasil - EBC assina termo de adesão para implementar A3P em toda a rede

A Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) aderiu, nesta quarta-feira (18), à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), com o objetivo de reduzir a utilização de recursos naturais e de insumos necessários no cotidiano do sistema de comunicação. A diretora-presidente da EBC, Tereza Cruvinel, e o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, assinaram, na sede da empresa, um termo de adesão entre a rede e o MMA. O documento é constituído por um conjunto de intenções e por um plano de trabalho, resultado de um diagnóstico do consumo dos recursos cotidianos de toda a empresa que são utilizados na administração do órgão - como papel, energia, água, objetos e insumos de escritórios, dentre outros. Com uma aplicação básica das orientações oferecidas na agenda, é possível obter uma economia de pelo menos 20% em todos os recursos. A EBC já vem implementando ações e métodos indicados na agenda, e vai passar a monitorar os resultados do projeto, que inclui orientação e separação dos resíduos sólidos recicláveis descartados - que serão destinados às cooperativas de materiais recicláveis; ações de sensibilização ambiental junto aos funcionários, para combater as diversas formas de desperdícios; uso de canecas acrílicas em substituição aos copos de plástico e coletores de pilhas e baterias.

O ministro Carlos Minc disse que é fundamental os órgãos do governo darem o exemplo de ustentabilidade. "Essas ações da A3P podem ser traduzidas como a construção de mudanças de hábitos das empresas e da sociedade", enfatizou. Ele acrescentou que o índice médio de coleta seletiva realizada no País é de 3% a 4%. "O governo deve mostrar como é possível reduzir o consumo de recursos. Só assim poderemos dizer faça o que eu faço", ressaltou.

Minc explicou que, atualmente, o MMA computa uma economia de 40% de energia elétrica, devido à implementação do método URF no sistema de ar condicionado, e que 90% das torneiras do ministério já são adaptadas para economizar água. Quase todo o volume utilizado nos sanitários do MMA são provenientes de água captada de chuva, e o prédio conta ainda com coletor de pilhas e baterias, coleta seletiva nos corredores e método de licitação sustentável, que opta por produtos que gerem maior economia e rentabilidade. De acordo com Tereza Cruvinell, algumas práticas da A3P já começaram a ser implementadas há seis meses. Ela disse que a EBC já adota uma política de responsabilidade socioambiental que vem se consolidando. "A adesão à Agenda A3P se dá como continuidade de um processo que começa a dar resultados positivos", comentou. Nesse período, já houve uma redução de 49,67% das emissões de CO2 da empresa estimadas, o que poupou o corte de 218 árvores.

O representante da Central de 22 Cooperativas de Catadores de Recicláveis do DF (CentCoop), Ronie da Silva, disse que por meio da coleta seletiva da EBC será possível recolher uma tonelada de lixo por mês. A empresa já realiza um trabalho de doação de mais de 2 mil litros de leite e de 214 cestas básicas para cooperativas de catadores. A A3P é uma estratégia de construção de uma nova cultura institucional, que pretende inserir critérios socioambientais na administração pública.
(Fonte: Ministério do Meio Ambiente)

 

Coleta Seletiva Solidária foi tema de fórum na Fiocruz

“Coleta Seletiva Solidária” foi o tema abordado no 2° Fórum dos Órgãos Federais do Rio de Janeiro que ocorreu dia 29 de outubro, no auditório da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. No período da manhã, tivemos a participação de Leonardo Lacerda, Diretor da Dirac – Infraestrutura em Saúde, Francisco Nascimento, representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome e Tatsuo Shubo, Gestor de Meio Ambiente da Dirac.

Na abertura do evento, Leonardo Lacerda ressaltou a urgência na resolução das questões ambientais, propondo alternativas sustentáveis como o recolhimento das latas de alumínio e a utilização da energia solar. Já Francisco Nascimento abordou a temática da inclusão social, conceito que, para ele, ainda está sendo construído. Segundo Nascimento, o Brasil se tornou protagonista no cenário internacional no quesito inclusão de catadores, ao reconhecer a categoria “Catadores de Material Reciclável”.

O decreto 5.940/2006, discutido no fórum, determina que órgãos e entidades da administração pública federal destinem materiais recicláveis às associações e cooperativas de catadores. A “Coleta Seletiva Solidária” é uma estratégia que busca construir uma cultura institucional para um novo modelo de gestão de resíduos, reduzindo impactos sociais, econômicos e ambientais. Trata-se de um processo de separação, recolhimento e destinação dos resíduos recicláveis aos catadores, legalmente organizados em cooperativas ou associações. Hoje, o decreto alcança 217 órgãos (Ministérios, empresas públicas, autarquias e universidades).

Finalizando o período da manhã, Tatsuo Shubo apresentou as ações de meio ambiente que são realizadas na Fiocruz. A coleta seletiva foi inciada há um ano e meio, com a coleta de papel e papelão para reciclagem. No início, três edifícios participavam do programa, hoje, 53 departamentos em 10 unidades fazem parte da atividade . Outras ações de coleta seletiva também são realizadas como: óleo vegetal usado, vidros para reutilização, banners, lâmpadas fluorescentes, embalagens longa vida, entre outros. De julho de 2008 a setembro de 2009, 3.197,35 litros de óleo foram coletados.

Shubo afirmou que é necessário visualizar a sociedade como um todo, não um grupo específico. “Toda coleta seletiva começa por um descarte seletivo para que posteriormente possa ter uma destinação seletiva”, comenta Tatsuo.

À tarde, o foco do evento foi o debate e as apresentações das organizações participantes: Eletrobrás, Coope – UFRJ, Centro de Tecnologia Mineral, Banco do Brasil, Furnas, MPOG e Casa da Moeda do Brasil. Todas apresentaram suas ações internas em relação à coleta seletiva e qual o pensamento para se adequar ao decreto.

Seguindo a linha de discussão do Fórum, os participantes receberam um kit composto por bolsa feita com fibra 100% garrafa pet, caneta fabricada a partir de embalagens tetra pak e risque-rabisque de papel reciclado. O diferencial ficou por conta do crachá, de papel semente, que pode ser plantado. No final do evento, todos receberam adubo, produto da área de Compostagem da Fiocruz, para poder plantar o crachá com sementes de cravo.

Convite 2º forum para coleta coletiva solidaria

 

ELETRONORTE ASSUME COMPROMISSO SOCIOAMBIENTAL E ADERE À A3P

O presidente da Eletronorte, Jorge Nassar, assumiu o compromisso de incluir critérios socioambientais nas atividades de trabalho ao assinar, nesta quarta-feira (23/9), junto com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, o termo de adesão à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). O objetivo é minimizar os impactos gerados durante a jornada de trabalho sobre o meio ambiente.

Durante a cerimônia de assinatura, o presidente Nassar disse que a Eletronorte já trabalha na tendência de incluir os critérios socioambientais nas ações da instituição, como as licitações sustentáveis. No entanto, a empresa não implementava essas ações no ambiente de trabalho.

Para mudar esse quadro, a Eletronorte começa a trabalhar com a comunicação interna, alertando os funcionários sobre a importância do uso racional e combater o desperdício de materiais. Serão distribuídas canecas para os servidores, a fim de acabar com o uso de copos descartáveis, além de postos para coleta seletiva do lixo.

A Eletronorte também busca pela eficiência energética e melhor uso da água. Ainda promoverá concursos internos para estimular ações criativa, inovadoras e positivas com o intuito de colocar a sustentabilidade no trabalho.

Para Minc, a adesão da Eletronorte à A3P é "cheia de energia". Ele destacou algumas ações do MMA que podem servir de exemplo, com o reaproveitamento da água da chuva para uso nas descargas nos banheiro e para lavagem dos carros.

Prêmio Melhores Práticas A3P

"A A3P não é só coleta seletiva", ressaltou o ministro, afirmando que novas iniciativas para uma gestão sustentável, melhorando a qualidade de vida no trabalho, são importantes. Minc lembrou que estão abertas as inscrições para o 1º Prêmio Melhores Práticas A3P, que vai destacar ações inovadoras, para que elas possam ser replicadas em outras instituições.

As inscrições para o prêmio foram prorrogadas para o dia 30 de setembro. O prêmio é dividido em três categorias: gestão de resíduos, licitação sustentável e inovação na gestão pública. Poderão concorrer iniciativas concluídas desde 2007 ou que estejam em andamento.

A premiação será realizada durante o IV Fórum da A3P, que acontecerá em novembro, em Brasília. Além do Troféu A3P e o Certificado de Melhores Práticas, o MMA trabalha para levar o vencedor de cada categoria para conhecer iniciativas internacionais nas áreas em que recebeu o prêmio.

Mais de 420 instituições fazem parte da Rede A3P.
ASCOM/MMA

 

Relatório de Execução da
Agenda CAIXA para Sustentabilidade
1º semestre de 2009

Apresentação geral:
A AGENDA CAIXA PARA SUSTENTABILIDADE auxilia os empregados das unidades da empresa a desencadear um processo de reflexão sobre desempenho econômico, ambiental e social. Ela conta com um software acessível a todos empregados da empresa. A empresa adotou o modelo de Responsabilidade Social Empresarial composto por sete dimensões: Valores, Transparência e Governança, Público Interno, Governo e Sociedade, Meio Ambiente, Clientes, Relacionamento com Fornecedores e Comunidade. Para esse projeto adaptou-se esse modelo e cada dimensão possui indicadores, que por sua vez trazem diversas sugestões de ações. Cada unidade faz um Plano de Trabalho específico, que poderá conter as ações sugeridas em cada indicador além de novas ações criadas pela equipe. Ao todo a Agenda propõe 96 ações, mas não há limite para o número de ações a ser adotado pelas unidades.

OBJETIVO GERAL: Estimular a mudança de cultura da empresa, propiciando o enraizamento dos princípios e valores da responsabilidade social empresarial (RSE) e do desenvolvimento sustentável (DS).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Fomentar iniciativas socioambientais em toda a empresa com participação das unidades;
- Ampliar a percepção das equipes sobre a interferência das práticas de RSE e de sustentabilidade no relacionamento da unidade com as partes interessadas de seus negócios (stakeholders);
- Possibilitar a cada equipe da empresa um maior conhecimento de como suas atividades impactam a sustentabilidade; e
- Identificar pontos fortes e a desenvolver e oportunidades para implementar ações socioambientais.

IImplementação:
A operacionalização da Agenda CAIXA para Sustentabilidade ocorre nas seguintes etapas:
- SENSIBILIZAÇÃO: com o fim de a equipe da unidade conhecer a proposta.
- ADESÃO: após a sensibilização, o responsável pela unidade, voluntariamente, realiza a adesão.
- DIAGNÓSTICO: a unidade responde a um questionário com 11 indicadores para 7 dimensões, efetuando uma a autoavaliação em cada indicador.
- PLANO DE TRABALHO: a partir do diagnóstico, a unidade elabora seu plano de trabalho, com ações e prazos a serem implementados pela equipe.

Todo esse processo de construção da Agenda CAIXA para Sustentabilidade é realizado por meio de um aplicativo específico (software), criado para esse fim, no qual se consolida as informações de cada unidade, além de trazer materiais de apoio para as equipes, como cartilha, guia, manual, vídeo e textos informativos. Essa metodologia de trabalho foi pensada para que as unidades tivessem liberdade na mobilização e construção de iniciativas respeitando a peculiaridade cultural das diferentes realidades locais, visto que tais distinções são inerentes a uma empresa presente em diversos municípios do país. Assim, cada unidade pode elaborar a sua própria Agenda para Sustentabilidade. A consolidação das informações dessas Agendas das Unidades é o subsídio fundamental para a elaboração da Agenda da Corporação para Sustentabilidade.

O lançamento da Agenda em março de 2009 foi acompanhado de uma plano de comunicação interno, que contemplou as seguintes ações:

- Comunicação formal a todos os gestores;
- Envio de e-mail marketing para todos os empregados;
- E-mail Marketing quinzenal sobre cada dimensão da Agenda;
- Matéria na Revista Gente da CAIXA (enviada bimestralmente à residência de todos os empregados);
- Mensagem de mobilização e sensibilização nos contra-cheques;
- Mensagem de mobilização e sensibilização na tela principal do Sistema Rede CAIXA (utilizado diariamente pelos empregados);
- Matéria no Jornal da CAIXA (Intranet);
- Banner na Intranet da CAIXA com link para a Cartilha da Agenda CAIXA para - Sustentabilidade;
- Produção de um vídeo apresentando a Agenda e com depoimento da Presidenta;

Principais resultados:
A Agenda CAIXA para Sustentabilidade é um processo de desenvolvimento contínuo dentro da empresa. As unidades foram chamadas a aderir voluntariamente para realizarem uma reflexão sobre a situação atual de suas ações (diagnóstico) e para elaborarem um plano de trabalho com metas e prazos por exercícios, visando melhorar o que foi observado. Assim, a tendência é que o resultados sejam otimizados a cada exercício com o desenvolvimento das ações implementadas. Nesse processo, a Agenda CAIXA para Sustentabilidade foi lançada em março/2009 e após 4 meses já conta com a adesão voluntária de 64% das unidades (um total de 2.106 unidades dentre as 3.275 existentes em todo país). Observa-se na empresa uma disseminação da discussão sobre a adequação dos processos para possibilitar a melhoria dos indicadores que tragam benefícios para a sustentabilidade ambiental, social e econômica. Ainda que seja muito laborioso fazer reflexões e diagnóstico para então estabelecer metas, já há mais de 600 ações com prazos estabelecidos até dezembro de 2010.

Continuidade:
Para o segundo semestre de 2009, está prevista a conclusão das etapas de diagnóstico e plano de trabalho. Já foi iniciada uma ação de mobilização das equipes, e um novo plano de comunicação está em desenvolvimento para o período. A expectativa é que até o final de 2009, 100% das Unidades da CAIXA tenham aderido à Agenda. A implementação das ações do plano de trabalho das unidades deverá ocorrer até Junho de 2010.


GERÊNCIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
COMUNICADO GTI Nº 067/2009

Ecofont

Prezado colega,

fonteEstá disponível para todos os usuários da rede interna da Advocacia-Geral da União a EcoFont, estilo de fonte desenvolvida especialmente para economizar tinta nas impressões (o nome completo da fonte é “Spranq eco sans”).

Proposta pela Comissão A3P-AGU (Agenda Ambiental da Administração Pública), a utilização da fonte foi viabilizada em larga escala pela Gerência de Tecnologia da Informação (GTI), mediante ferramenta que já a inseriu em todos os computadores do país.

A iniciativa está descrita no sítio www.ecofont.eu. Trata-se de fonte Open Source, sem restrições comerciais de uso. Pode ser usada em PC’s e MAC’s.

A idéia foi a de incluir pequenos círculos dentro dos traços que formam as letras, que não são preenchidos com tinta quando impresso o documento. A fonte tem uma proporção diferenciada (o tamanho 10 da EcoFont equivale ao tamanho 12 da Times New Roman).

Testes conduzidos pela GTI demonstraram que na impressão praticamente não há perda de qualidade, embora na tela as diferenças sejam perceptíveis. Aferições precisas indicaram os seguintes resultados:

tabela

Nota-se que, em relação à Times New Roman, tamanho 12, a EcoFont, tamanho 10 (dimensões equivalentes), utiliza aproximadamente 12% a menos de tinta. Em comparação com a fonte Arial, tamanho 11, a economia aumenta para 26%.

O gasto anual da AGU com tonners somou aproximadamente R$ 4 milhões em 2008. A economia de 12% acima referida significaria economia de meio milhão de reais, além de minorar efeitos nocivos ao meio ambiente.

Se você deseja tornar a EcoFont sua fonte padrão, veja os tutoriais constantes do endereço www.agu.gov.br/ecofont. No mesmo local é possível baixar a fonte para uso em outros computadores.

Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do endereço tecnologia@agu.gov.br ou pelo telefone (61) 3105-8001.


Restaurante da UnB veta o uso de copos descartáveis

Os copos descartáveis serão proibidos no Restaurante Universitário (RU) da Universidade de Brasília (UnB) a partir de junho e quem quiser beber durante as refeições deverá usar os bebedouros ou levar a sua própria caneca. A medida foi definida pelo Núcleo da Agenda Ambiental (NAA) e aprovada pela Reitoria, segundo informações da UnB Agência.

Somente no almoço cerca de 4.000 pessoas comem no local. Como a média de consumo é de dois copos descartáveis por pessoa, são 8.000 unidades diariamente. Além de reduzir o custo para a universidade, a proposta é diminuir o impacto ecológico dentro da UnB.

Entre 14 e 16 de abril, foram distribuídas 2.000 canecas no restaurante para conscientizar a comunidade. Desde o ano passado, foram entregues 6.000 canecas.

A intenção é entregar outras mil em junho, durante o Seminário Ambiental que vai esclarecer dúvidas sobre a extinção dos copos descartáveis no RU e organizar a comunidade para a mudança de postura.


1ª reunião do NEA/JBRJ com interlocutores do projeto “Uso Racional dos Nossos Recursos (URNR)”, em 2005, anterior à formação da Comissão da A3P/JBRJ

 

E VOCÊ? FAÇA PARTE TAMBÉM DA INTERLOCUÇÃO EM SUA SALA/ÁREA/PRÉDIO. MOBILIZE SEUS COLEGAS. COLABORE COM A MELHORIA DO MEIO AMBIENTE E DO SEU AMBIENTE DE TRABALHO.


Adesões à A3P em 2008

O ano de 2008 foi um período de êxito para a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Neste ano, 14 órgãos firmaram adesão ao programa e outros 50 integraram à Rede A3P. Confira a lista deste ano de parceiros com termo de adesão:

Advocacia-Geral da União
Banco do Nordeste do Brasil
Caixa Econômica Federal
Casa da Moeda do Brasil
Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis/SP
Escola Agrotécnica Federal de Barbacena/MG
Prefeitura Municipal de Nova Ponte/MG
Ministério da Previdência
Ministério Público do Estado do Pará
Tribunal de Justiça do Estado de Goiás
Tribunal Regional Federal da Primeira Região
Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região – Rio de Janeiro
Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região – Brasília
Tribunal Superior do Trabalho


TCU implanta Processo Eletrônico Administrativo

Em data histórica para o TCU, foi lançado oficialmente no dia 16 de outubro de 2008, no Auditório Ministro Pereira Lira, o Processo Eletrônico Administrativo, que implanta sistemática de gestão eletrônica de documentos e processos na área administrativa em substituição ao tradicional uso de papel. A abertura do evento foi realizada pelo presidente Walton Alencar Rodrigues e contou com a participação de autoridades, servidores da Casa e visitantes de outros órgãos.


Principais benefícios do projeto

- aperfeiçoamento da gestão de documentos (produção, armazenamento, organização, acesso e circulação da informação);
- redução de custos financeiros, operacionais e ambientais associados à impressão de documentos em papel;
- maior facilidade de acesso e compartilhamento de documentos;
- mais agilidade e qualidade na instrução e tramitação de documentos;
- maior segurança da informação;
- possibilidade de otimização de processos de trabalho.

http://portal2.tcu.gov.br/portal/page/portal/TCU/imprensa/noticias?Field1=2008&Field2=10


Portaria institui A3P no IBAMA

O IBAMA instituiu a Comissão Setorial da Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P por meio da Portaria nº 09 de 22 de fevereiro/2008. O anúncio foi feito durante a comemoração dos vinte anos do IBAMA. A Portaria foi publicada no diário oficial dia 25/02/08.

 

 

 

 

Agenda Ambiental na Administração Pública