A3P / MMA

A Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P, ação voluntária proposta pelo Ministério do Meio Ambiente, visa inserir critérios ambientais, nos diversos órgãos e instituições públicas das três esferas de governo e no âmbito dos três poderes.

Tem como objetivo estimular os gestores públicos a incorporar princípios e critérios de gestão ambiental em suas atividades rotineiras, levando à economia de recursos naturais e à redução de gastos institucionais por meio do uso racional dos bens públicos e da gestão adequada dos resíduos. A inserção de critérios ambientais visa minimizar ou eliminar os impactos ao meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho.

O Programa, iniciado em 1999, foi agraciado em 2002 com o prêmio UNESCO “O melhor dos exemplos”, na categoria Meio Ambiente, pela relevância do trabalho e dos seus resultados positivos.

A implementação da A3P depende necessariamente do comprometimento dos gestores e servidores públicos, aos quais cabe aceitar o desafio de criar uma cultura institucional ambientalmente sustentável.

 

Agenda Ambiental na Administração Pública